domingo, 25 de setembro de 2011

Lagosta e esqueleto,surreal?



Década de 30










Não na década de 30 começa sentindo o reflexo da crise da bolsa de Nova York.

É um período de crise, que se reflete na moda tornando o visual de homens e mulheres mais sóbrio, com aparência mais adulta porém não menos sofisticado

O glamour das atrizes hollywoodianas é a imagem do momento. Greta Garbo, Marlene Dietrich, Mae West, Jean Harllow são as divas mais copiadas.

Ombros destacados, o retorno da marcação da cintura e costas nuas

Os comprimentos são mi-molets, justos ou retos, com corte godé ou evasé

Cetins, corte no viés e tecidos sintéticos são algumas das novidades que aparecem

Trajes esportivos e trajes de banho, também tinha destaque os decotes profundos nas costas em formatos em V, para vestidos de festa.



Cabelos curtos e ondulados nas pontas davam o up ao visual, junto à chápeus de abas pequenas ou largas com flores.





Gabrielle Chanel continuava sendo sucesso, assim como Madeleine Vionnet e Jeanne Lanvin. A surpreendente italiana Elsa Schiaparelli iniciou uma série de ousadias em suas criações, inspiradas no surrealismo. Outro destaque é Mainbocher, o primeiro estilista americano a fazer sucesso em Paris. Seus modelos, em geral, eram sérios e elegantes, inspirados no corte enviesado de Vionnet.


Assim como o corpo feminino voltou a ser valorizado, os seios também voltaram a ter forma. A mulher então recorreu ao sutiã e a um tipo de cinta ou espartilho flexível. As formas eram marcadas, porém naturais.



Elsa Schiaparelli



A moda e a arte sempre caminharam juntas para Elsa Schiaparelli, uma italiana de alma francesa, que não criava apenas vestidos, chapéus e acessórios, mas verdadeiras obras de luxo e excentricidade. Suas roupas eram feitas para impressionar, para destacar a mulher que as usava.

Schiap, como era conhecida em Paris, viveu o auge de seu sucesso durante a década de 30. Era amiga dos artistas da época, como Jean Cocteau e Christian Bérard, mas foi com o surrealismo de Salvador Dalí que ela mais se identificou. Chegaram a trabalhar juntos em várias criações, como o chapéu-sapato, a bolsa em forma de telefone, o tailleur com vários bolsos em forma de gaveta e o vestido decorado com uma grande lagosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário